Solstício de Inverno
Hoje, dia 21/06, ocorre o Solstício do Inverno, ele marca a época do ano em que o Sol atinge o ponto mais distante da Linha do Equador, iluminando mais um hemisfério que o outro. Com isso as noites são mais longas do que os dias, com visível predomínio do escuro, na alternância claro-escuro dos ciclos da natureza.
solsticio de inverno
O Outono nos convidou a deixar ir tudo o que não nos pertencia, e agora o Inverno vem nos permitir que a renovação aconteça. As folhas secas que deixamos cair marcam o nascimento de um novo Eu, o início de um novo ciclo.
 
Esta é uma data de grande importância para diversas culturas antigas, que a associavam simbolicamente ao nascimento e renascimento.
 
Energeticamente, esse evento representa um momento de introspeção e reflexão. É o momento da integração entre o conhecimento e a sabedoria. É o momento de honrarmos a nossa ancestralidade.
 
Na mitologia celta é o momento em que a Deusa grávida dá à luz a seu novo filho, marcando o renascimento simbólico do Deus Solar. Por isso, a celebração do Solstício de Inverno reafirma a continuação dos ciclos da vida e também está ligado à roda da vida.
 
Na astrologia, essa época pode ser associada ao recolhimento e a busca por autoconhecimento.
 
O signo de Câncer, que marca este solstício, é representado pelo caranguejo. Este animal costuma cavar seu abrigo, se escondendo e só se locomove em bando e anda meio para frente e meio para o lado. Simbolicamente isto nos mostra que é um período em que nossas emoções se afloram e são inconstantes, buscamos a aproximação, o aconchego com um semelhante, familiar.
solsticio de inverno
A temporada de frio é composta por três meses, representados pelos signos de: Câncer, Leão e Virgem, ou seja, temos a época da germinação (Câncer), do florescimento (Leão) e da colheita (Virgem). No primeiro plantamos uma semente em nossos mesmos. Em seguida, em Leão, saímos das sombras e voltamos para o externo. Para depois, em Virgem, colhermos aquilo que analisamos, refletimos e integramos nas outras duas etapas.
 
Você pode aproveitar a energia desse evento tirando o dia para fazer uma reflexão, buscar práticas de autoconhecimento e meditação.
 
Acenda uma vela, pegue um caderno e converse consigo, você acredita na sua força para passar pelo inverno? O que você almeja para a sua vida? Quais mudanças você quer que aconteça? O que falta para você alcançar seu sonho?
solsticio de inverno

Related Posts

Você sabe o que é pobreza menstrual?
O termo pobreza menstrual surge com a proposta de debater os efeitos da desigualdade social para as pessoas que menst...
Read More
Chakra Coronário: sétimo Chakra
O que é o Chakra Coronário? O sétimo Chakra, ou Chakra Coronário situa-se no topo da cabeça, bem no centro, e é tamb...
Read More
Chakra Frontal: sexto chakra
O que é o Chakra Frontal? O sexto Chakra é também chamado de Chakra Frontal, Terceiro Olho, terceira visão ou Ajna, ...
Read More
12 de agosto de 2021 — insight wellness

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados